Câmara Municipal de Três Corações - MG

Requerimento nº 412/2021
de 12/07/2021
Reunião
12/07/2021
Deliberação
02/08/2021
Situação
Proposição Aprovada
Assunto
Fluxograma de atendimento
Autor
Vereador
MAURÍCIO MIGUEL GADBEM.
Documento Oficial
Texto

O Vereador que abaixo assina, fundamentado no art. 170 do Regimento Interno da Câmara Municipal de Três Corações, vem solicitar o envio do presente requerimento ao Chefe do Poder Executivo, no qual requer ao setor competente da Prefeitura Municipalque, por todos os seus canais de comunicação disponíveis, informe a população de nossa cidade o fluxograma de atendimento no Município aos casos suspeitos e contaminados pelo novo Coronavírus.

Em recente resposta a requerimento deste vereador foi informado pelo Departamento de Atenção Primária à Saúde que "informamos que o Fluxograma Municipal para assistência ao paciente suspeito do SARS-COVID-2 foi elaborado e divulgado entre as Equipes de Saúde da Família-PSF".

Também nos foi informado que os atendimentos aos munícipes suspeitos de contágio pela referida doença, são realizados pelas equipes de Estratégia de Saúde da Família - ESF, nas 16 unidades cadastradas de nosso Município, ou no Centro de Especialidades Médicas - CEM, todos, sempre, de segunda à sexta-feira.

Primeiramente, a título de colaboração, consideramos que é, sobretudo, a população quem deve primeiro saber para onde se dirigir quando em situação de suspeita de contaminação pelo novo Coronavírus. Isso parece não estar ocorrendo, haja vista que regularmente se dirigem ao Hospital São Sebastião, sendo que no fluxograma a nós apresentado, para lá deveriam se dirigir somente os chamados Casos Graves, que necessitariam de internação hospitalar.

Já elencamos outras vezes que naquele nosocômio têm-se acumulado pessoas contaminadas com outras ainda não contaminadas, ambas à espera de atendimento e outros exames; além de termos ali uma sobrecarga desumana dos profissionais de saúde que ali trabalham, bem como das muitas pessoas que ali se colocam à espera de assistência.

Reiteradamente, esclarecimentos e providências no sentido de organizar este tipo de atendimento devem ser urgentemente tomadas pelo Poder Público.

Também, questiona-se como ainda não foram oferecidas pelo Município alternativas de atendimento, que não o Hospital São Sebastião, às pessoas necessitadas por suspeita de contaminação pelo novo Coronavírus, em fins-de-semana, feriados e períodos noturnos? Este questionamento já foi também feito ao Poder Público Municipal e até então não obteve a devida solução, pelo que se pede a condolência de esclarecer justificadamente o que tem impedido tal deslinde.

É preciso sempre lembrar que estamos vivendo numa condição semelhante a uma guerra, na qual não há dia ou hora para o inimigo aparecer e continuar a atacar buscando ceifar vidas.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade