Câmara Municipal de Imbituba

Moção nº 6/2021
de 10/05/2021
Reunião
10/05/2021
Deliberação
17/05/2021
Situação
Proposição Aprovada
Assunto
Moção
Autor
Vereador
Bruno Pacheco da Costa.
Documento Oficial Arquivo Anexo1
Arquivo Anexo
Texto

“Moção de Congratulação por Ato de Bravura aos Policiais Militares Guarnição Especial de Imbituba, Marcos Paulo Machado Martins(Sd Marcos)  e Dylean Ferreira Palma Soares (Sd Palma).”

BRUNO PACHECO DA COSTA, Vereador do PSB, com assento nesta Casa Legislativa, nos termos dos artigos 117, § 2°, inciso VIl e 135, ambos do Regimento Interno, vem propor para deliberação do Plenário, a Moção de Congratulação por “Ato de Bravura”, aos Policiais Militares da Guarnição Especial de Imbituba, Marcos Paulo Machado Martins (Sd Marcos) e Dylean Ferreira Palma Soares (Sd Palma).

Complemento

JUSTIFICATIVA

No dia 26 de fevereiro de 2.021, às 23:30 horas, os Policiais Militares da Guarnição Especial de Imbituba, Sd. Marcos e Sd. Palma, estavam em serviço na viatura 0475, quando foram abordados por um casal que pediu ajuda, na orla da praia do Condomínio Rimsa, os quais informaram que um amigo deles estaria naquele momento tentando suicídio na praia, porém não sabiam o local exato.  

Imediatamente, os Policiais iniciaram a busca pela faixa de areia da praia, quando conseguiram contato por telefone, O. S. F., de 41 anos, e este informou estar no canto da Praia da Vila, no costão, falando que iria pular, e que ninguém deveria impedi-lo.

Após este o contato, os Policiais se deslocaram até o canto da Praia da Vila e iniciaram as buscas pelas pedras do costão, encontrando O. S. F., sobre uma pedra, já na beira do mar, em posição e em iminência de pular e cometer suicídio. Em virtude de estar escuro e do barulho do mar agitado e dos ventos fortes, os PMs atravessaram o caminho de pedras até chegar na ponta do costão sem que o homem percebesse que os policiais estavam se aproximando.

Ao chegarem mais próximos, tentaram dialogar chamando O.S.F., porém ele não respondia e aparentemente fez o movimento para pular.  Neste momento, os policiais seguraram-no sobre as pedras, contendo e evitando um mal maior. Para contê-lo, foi necessário uso da força através de técnicas de imobilização, mesmo se tratando de um local de risco, sobre as pedras. Ao segurar o O.S.F e levar o mesmo ao chão para que não pulasse, o policial Sd Marcos veio a bater a cabeça na pedra, causando um TCE-Traumatismo Cranioencefálico leve.

A situação, se prolongou e o homem continuava a tentar desvencilhar-se fazendo movimentos para pular, porém foi controlado pelos policiais. Somente após a chegada de reforço do PPT-Pelotão de Patrulhamento Tático, é que foi possível retirar O.S.F. e os policiais em segurança, sendo este entregue ao Corpo de Bombeiros que realizou primeiros atendimentos e encaminhou ao HSC-Hospital São Camilo para tratamento. Os policiais também deslocaram até o hospital, onde receberam tratamento.

Diante dos relatos aqui expostos, são justos e merecedores os ‘Aplausos e a Congratulação’, aos Policiais Sd. Marcos Paulo Machado Martins, e Sd. Dylean Ferreira Palma Soares,

Ante o exposto, após atendidas as formalidades regimentais, REQUEREMOS que fique constando da ata desta Sessão Legislativa, Moção de Congratulação por “Ato de Bravura” aos Policiais SD. Marcos Paulo Machado Martins, e SD. Dylean Ferreira Palma Soares.

Nestes Termos, Peço a Aprovação.

Usamos cookies e tecnologias semelhantes para melhorar sua experiência neste site.

Ao utilizar nossos serviços, você concorda com esse monitoramento.

Política de privacidade